Politécnico de Santarém e câmara criam centro de inovação agroalimentar

  • 04/04/2025

"É um projeto que já tinha sido pensado há alguns anos e agora vemos esta iniciativa finalmente a concretizar-se. A sua importância está relacionada com a necessidade que a região tem de ter uma estrutura que seja promotora do desenvolvimento, inovação, conhecimento e de suporte à indústria agroalimentar", explicou à Lusa, o presidente do Instituto politécnico (IPSantarém), João Moutão.

 

O responsável destacou ainda que este investimento pretende responder à necessidade antiga da região da Lezíria do Tejo de ter uma estrutura especializada no apoio à inovação no setor agroalimentar.

O projeto, intitulado "Santarém AgroHub -- Centro de Valorização e Transferência e Inovação Agroalimentar", prevê a reabilitação e ampliação de infraestruturas da Escola Superior Agrária de Santarém, bem como a aquisição de equipamentos tecnológicos avançados.

Segundo uma nota de informação, este centro tem como objetivo "promover a transição verde e digital no setor agroalimentar, através da implementação de tecnologias avançadas", "promover a economia circular e a criação de fontes de energia renováveis" e "reforçar a ligação entre academia e empresas, promovendo a transferência de conhecimento".

João Moutão acredita que o centro terá um impacto direto na competitividade das empresas da região.

"Vai permitir que as empresas da região promovam mais inovação com base no conhecimento. Nós temos diversos projetos que são promovidos na região na Escola Superior Agrária e há um conjunto de conhecimento que é gerado, mas esse conhecimento tem que ser transformado em inovação. E este projeto trará mais desenvolvimento, mais pessoas e mais indústrias", afirmou.

De acordo com o responsável, o centro vai contar com, pelo menos, 15 técnicos "altamente especializados" e as próprias empresas da região vão mobilizar profissionais para trabalhar em conjunto com o centro, "promovendo inovação baseada no conhecimento académico e empresarial".

O presidente do IPSantarém acredita ainda que o projeto poderá contribuir para fixar jovens qualificados na região, através da criação de emprego especializado.

"Não é só trazer mais emprego, é trazer um tipo de emprego, pessoas e profissionais altamente qualificados e especializados", referiu.

O projeto será financiado pelo programa Alentejo 2030 e a conclusão dos trabalhos está prevista para o final de 2026.

Leia Também: PS aposta em Pedro Delgado Alves por Coimbra e Perestrello por Santarém

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2761608/politecnico-de-santarem-e-camara-criam-centro-de-inovacao-agroalimentar?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Melodia Da Saudade

Fernando Daniel

top2
2. Deslocado (Lyric Video) | Festival da Canção 2025

NAPA

top3
3. Alice

Calema

top4
4. Lembras-te de mim? feat. Carolina de Deus

Nena

top5
5. Essa Mulher

NUNO RIBEIRO

Parceiros